📹 No último 26 de setembro, nosso camarada Nildo Ouriques esteve na tribuna do @pgmfaixalivre para debater as questões centrais da conjuntura política e também analisar o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU. Separamos um trecho da fala do Nildo Ouriques, acompanhe.
O atual presidente Lula potencializa o senso comum do brasileiro sobre a cena mundial conflituosa. Em seu último discurso na Assembleia Geral da ONU, Lula repetiu as velhas ilusões e não falou absolutamente nada além dos discursos protocolares reivindicativos pelo fim da desigualdade e pelo fim dos conflitos entre os países.
A esquerda liberal a cada discurso de Lula, seja na ONU ou em algum encontro entre nações, exalta sua figura como um suposto estadista habilidoso, mas acaba reforçando a alienação do senso comum e idealizando a resolução de conflitos e rusgas entre as nações, numa simples mesa onde todos possam se resolver por intermédio de um diálogo pacífico, conforme Lula já declarou. Desta forma, o Brasil no Conselho de Segurança da ONU não passará de mera representação simbólica e pouco estratégica.
Os principais conflitos existentes hoje, como o industrial-comercial entre #China e Estados Unidos, o conflito militar-territorial entre #Rússia e Ucrânia e as novas escaramuças entre #Israel e #Palestina, desencadeiam tensões complexas onde é preciso compreender não somente seus motivos históricos e particulares, mas também a gigantesca luta de classes através dos Estados nacionais.
📲 Assista ao programa completo através do link:
#revolucaobrasileira #pensamentocritico #programafaixalivre #onu #lula #esquerdaliberal #geopolitica #socialismo #marxismo #classetrabalhadora