O filme “There be Dragons”, drama épico histórico contextualizado durante a Guerra Civil Espanhola, iniciada em 1936, no qual São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, é protagonista, recebeu elogios em Roma, por parte do Pontifício conselho para a cultura. No mês de março houve uma projeção no Colégio Pontifício da América do Norte, com a presença do grande diretor do longa, Roland Joffé – também diretor do premiado “A Missão” de 1986 - e do bispo Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, hoje, sucessor de São Josemaría Escrivá. “Gostei do filme como uma homenagem a milhares de sacerdotes do passado, mas também aos atuais, que gastam sua vida com alegria a serviço das almas, a serviço da sociedade”, disse Dom Echevarría, após a projeção.
O filme, ainda sem previsão de estréia no Brasil, estreou na Espanha com calorosa presença nos cinemas, e se espera o mesmo nos Estados Unidos, em Maio de 2011.
O longa, é uma co-produção americana, espanhola e argentina. Em “There be Dragons”, o ator britânico Charlie Cox, de apenas 26 anos, interpreta o protagonista Josemaría Escrivá. O ator brasileiro Rodrigo Santoro faz parte do elenco, como um lider anarquista.