Houve muitas perguntas sobre a situação na zona de conflito palestino-israelita. Na conferência de imprensa de 8 de maio, já det
Houve muitas perguntas sobre a situação na zona de conflito palestino-israelita. Na conferência de imprensa de 8 de maio, já detalhámos a nossa visão da situação.
Na semana passada, a situação em Gaza continuou a degradar. Isto está relacionado com a realização de uma operação militar terrestre por parte de Israel na cidade de Rafah, no sul do enclave palestiniano, onde reside cerca de um milhão e meio de civis. Em meio aos combates, aumentam os sofrimentos da população civil. Diariamente, pessoas estão a morrer, incluindo funcionários da ONU. Faltam canais estáveis para a entrega de ajuda humanitária aos habitantes de Gaza.
Tudo isto confirma que, nesta fase, as perspetivas de transformar o conflito num processo político-diplomático e de estabelecer um regime de cessar-fogo, pelo qual a Rússia tem vindo a lutar desde o primeiro dia da escalada, incluindo no âmbito da ONU, parecem ilusórias.
A única via fiável para pôr fim à guerra e evitar futuras recorrências de confrontação, que ...
Source: Node of Time Portugu?s