IMPLOSÃO: o GRANDE RISCO de um SUBMARINO
Quando o desafio de fazer um submarino foi lançado, um dos nossos maiores medos era que o casco implodisse debaixo d’água devido à pressão. Caso isso acontecesse, basicamente, a imagem que teríamos era a do submarino sendo esmagado - semelhante ao que acontece quando pisamos em uma lata de refrigerante.
Felizmente, devido a todos os nossos cuidados, isso não aconteceu. O submarino desceu e subiu nas águas de Paraty, no Rio de Janeiro, sem nenhum problema.
No entanto, de fato, a pressão da água pode implodir inúmeras coisas. Para não perder a viagem, fizemos esse teste no mar com uma bexiga, uma garrafa PET e uma lata de tinta.
Durante este experimento físico, chegamos a resultados surpreendentes. A bexiga e a garrafa PET, como esperado, foram comprimidas enquanto estavam se aproximando do fundo do mar, mas, quando retornaram para a superfície, voltaram à forma original. Já a lata de tinta, depois que foi “esmagada” pela pressão, não conseguiu retomar a forma original nem mesmo quando saiu da água.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não deixe de assistir ao vídeo na íntegra para conferir os resultados. Não esqueça também de compartilhar com aquele seu amigo que curte experimentos com água e acha a física incrível!
► Adrenalina:
► IMPLODIMOS um tambor de aço! (EXPERIÊNCIA DE FÍSICA):
► EXPLODIMOS o casco do SUBMARINO!!! E agora?
► Inscreva-se:
Dúvidas e sugestões: contato@
Negócios: atendimento@
Imprensa e convites: assessoria@
Site:
Facebook:
Instagram:
Instagram Mari:
Twitter Iberê:
CRÉDITOS
Direção e Apresentação: Iberê Thenório
Direção Executiva: Mari Fulfaro
Direção de Conteúdo: Fernando A. Souza
Direção de Produção: Tiago César Silva
Coordenação de Planejamento: Marcel Albert
Coordenação de Edição: Thaís Paneto
Câmera: Felipe Reis
Edição e Finalização: Lucas White e Rebeca Bettega
Estágio de Edição: Fernando Pasquarelli
Agradecimento: Adrenalina
Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.