1ª parte: Dr. Geraldo Rocha, presidente da organização Cia. Lumber. A matéria-prima da indústria: árvores (araucária); trecho de floresta onde o pinho se mescla com o imbuial, outra preciosa madeira da flora nacional. Trabalhadores preparando derrubada de árvores, abatendo a mata, trabalhando a terra. Topógrafos no local, perto da linha férrea. Derrubada de árvores e corte de toros; fazendo a picada; máquina pesada com gancho que arrasta toros. Almoço dos trabalhadores no local de trabalho. Classificação da madeira.
2ª parte: Classificação da madeira, pilhas de madeira num enorme pátio e ladeando trilhos. Anualmente a Lumber corta 2 milhões de pés cúbicos de pinhos e imbuias. Dependências da Companhia: galpões, trilhos, movimento de pilhas de madeira, vagões; exportação, carregamento de madeira. Caixas, forros de teto, solo e molduras. Oficina de máquinas, seção de afiar a serra, casa de máquinas com 10 caldeiras com baterias que provêm de vapor o maquinário. Locomotiva a vapor. Depósito de ferro e material rodante da Companhia. Escritório central: casarão baixo, hospital, armazém para os empregados, residência do gerente da Companhia; residências dos operários. Saída dos operários após o serviço. Sr. Henry Veinneister, diretor-gerente; N.T. Vilson, chefe das oficinas; secretários e chefes de serviço.
A Southern Brazilian Lumber and Colonization foi uma polêmica serraria que se instalou em 1911 em Três Barras (SC) . Este filme precioso e único, de 1922, mostra as suas atividades na derrubada das matas de pinheirais. A Lumber faz parte da historia do Brasil pois está ligada de modo dramático à Guerra do Contestado que ensanguentou aquelas paragens nos anos 1912-1916.
2 views
691
192
1 year ago 00:46:31 114
Companhia Lumber [Alberto Botelho] (1922)
1 year ago 00:09:57 1
Southern Brazil Lumber and Colonization Company - Parte 1